Home / Acontece / Textos e Reflexões

Salmo 91, álcool gel e fique em casa!

Pastoral - Salmo 91, álcool gel e fique em casa!

Creio que o Salmo 91 seja o texto bíblico, por tradição, mais inspirador para o povo brasileiro. Muita gente cultivava, e talvez ainda cultive, o hábito de manter em casa uma Bíblia aberta nessa passagem. Nesses dias de álcool gel e máscaras, recordo esse outro instrumento eficaz pra quem quer se proteger: o Salmo 91.

Seu conteúdo é maravilhoso. Exalta a proteção de Deus sobre toda sorte de calamidades. Fala de uma pessoa que tem a capacidade de passar incólume por pestilências, assaltos, guerras. Quem é ele? Qual o seu segredo? Compreender essas questões é a chave pra, digamos assim, fazer bom uso desse instrumento poderoso.

Em primeiro lugar, o personagem da história é descrito como "aquele que habita no esconderijo do Altíssimo". Dito isto, façamos um breve exercício prático. A quem você compararia esta pessoa hoje em dia? a) Ao morador de um condomínio de uma grande capital? b) Ao morador de uma chácara numa cidade do interior? c) A alguém que vive isolado numa cabana no topo de uma montanha? Acho que não é difícil, mas vai lá: esconderijo... Altíssimo... Resposta: "c".

O personagem deste salmo é alguém que, tendo a possibilidade, fez a escolha por viver recluso e, nesse cantinho que Deus lhe deu, tornou-se espectador distante das mazelas comuns da vida em sociedade. Ele não é um irresponsável, do tipo que saiu pra dar rolê no tiroteio, enquanto mil caíam ao seu lado, ou pra curtir a praia com a torcida do Flamengo, enquanto a mortandade assolava ao meio-dia.

Que exemplo ele deixa pra nós, então? Fujamos para os montes? Claro que não. O caminho mostrado é o das escolhas sensatas em tempos de crise. De se preservar. Se é recomendado ficar em casa, então eu ficarei o quanto me for possível. Para muitos não será. Profissionais da saúde, de segurança, prestadores de serviços essenciais, entre outros, são bravos guerreiros que, pelo bem comum, farão o sacrifício de se manterem em seus postos. Tenham eles, do mesmo modo, todo o cuidado que esteja ao seu alcance.

Amigos, a "peste que assola na escuridão" certamente terá ido embora quando o dia raiar e ele logo vai raiar. Vamos esperar um pouco. Vamos manter a fé e o bom ânimo que nos são peculiares. O mundo não vai quebrar até lá, como pregam os profetas do caos. Vamos aproveitar esse tempo pra exercitar a maior virtude do nosso personagem, que, no seu recolhimento, se apegou a Deus com amor.

Que o Altíssimo te proteja desde os céus, que proteja ao Brasil, que proteja este mundo.

...........
Escrito por Ivan Caeiro

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO

Ver todos os textos e reflexões.