Home / Acontece / Textos e Reflexões

Educação por Princípios: Abrindo os olhos para salvar uma geração

 

A Educação por princípios tem como compromisso formar uma geração comprometida com os princípios fundamentais da Palavra de Deus, antecede a idéia da pedagogia como ciência da educação e sua filosofia é cristã, deixando claro que a razão pela qual o ser humano deve ser ensinado é: para que seus dons e talentos sejam utilizados para servir a Deus e ao próximo. Assim, é intrínseco ao ser humano conhecer a Deus, a si mesmo, o outro e todos os feitos da criação, aprender a honrar a Deus, respeitar e exercer governo e auto-governo, conforme determinado por Deus.

Alcançar o conhecimento nessa perspectiva exige que nossa mente seja renovada e opere em outro padrão, sendo reflexiva, produtiva, diligente em buscar compreender a Palavra de Deus, tornando-a nosso estilo de vida. Como Deus nos instrui em Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."Requer, portanto, que esse processo ocorra de dentro para fora e em alinhamento: espírito, alma e corpo.

Vemos que na contramão de uma Educação por Princípios, os métodos utilizados pela pedagogia moderna geraram resultados desastrosos do ponto de vista da autonomia, da liberdade, da individualidade, ferindo os princípios de Deus. Mas, do ponto de vista dos objetivos do governo, foram eficientes, pois tiveram como resultado uma sociedade manipulável, emburrecida e com notória dificuldade em compreender os princípios bíblicos de raciocinar biblicamente, repercutindo em uma baixa capacidade de apropriação e aprofundamento no conhecimento da Palavra de Deus.

Devemos considerar que as propostas metodológicas não são neutras e estão impregnadas de estratégias voltadas para inabilitar o ser humano para tornar-se reflexivo e autogovernado.

Na Educação por Princípios a fonte primaria é a palavra de Deus, o estudante pensa e aprende através de princípios, desenvolvendo a visão cristã da criança, reconhecendo que ela tem um potencial e um propósito único na vida determinado por Deus, portanto, todo trabalho educacional tem como objetivo despertar esse potencial e razão existencial e auxiliar a criança a ser um aprendiz por toda a vida.

Que estejamos empenhados no compromisso com a palavra de Deus e tocados em nosso coração com o nosso papel para formar uma geração de missionários.

Se quisermos nossos filhos salvos não podemos esquecer da importância em mantermos firmes a tríade: Família, Igreja e Escola.

 

Dinabel Vilas-Boas dos Santos

DINABEL ALVES CIRNE VILAS-BÔAS DOS SANTOS

Ver todos os textos e reflexões.