Home /
PROJETOS /
Instituto Aldeia Viva
O Oitenta é uma comunidade de Aldeia cujo nome é uma incógnita até para os moradores. Ali, lado a lado com chácaras e sítios de classe média e média alta, um grande número de moradores vive em situação precária e já há registro de tráfico de drogas e violência, como na maioria das localidades de baixa renda do país.
Para prevenir a entrada das crianças na marginalidade, projetos sociais têm surgido e um deles é o Instituto Aldeia Viva, da Igreja Batista em Aldeia.
Com uma sede inaugurada no ano de 2016, o projeto atende 70 crianças com aulas de inglês, violão, bateria, teclado, dança e evangelização e também realiza atendimento oftalmológico e pediátrico, tudo com ajuda de voluntários.
Perspectiva de vida
Segundo a coordenadora do Instituto Aldeia Viva, Ana Elizabete Silvestre Silva, já é possível perceber mudanças nas crianças atendidas pelo projeto.
“Elas hoje conseguem sonhar com uma vida melhor. Antes não tinham perspectivas nem apoio para seus interesses”, resume.
“A gente vê pelos pais, que hoje vêm se envolvendo mais com o projeto e parecem estar com a autoestima mais fortalecida”, concorda o pastor Marcos Fenelon, presidente do Instituto Aldeia Viva.
Ele conta que a comunidade do Oitenta é muito desassistida, principalmente pelo transporte público, o que deixa a população isolada.
Com a união dos moradores, uma das consequências esperadas pelo projeto é que eles se sintam empoderados para lutarem por seus direitos.
O Instituto Aldeia Viva também promove atividades socializantes de lazer e cultura, como festas, encontros de casais e casamentos coletivos.
Em breve, sonham os organizadores, deve ampliar a sede do Oitenta, estender seus tentáculos para outras áreas necessitadas de Aldeia, como Piim e Novo Redentor, e firmar parcerias com o Senai para a realização de novos cursos profissionalizantes.
Quem quiser ajudar com o Instituto Aldeia Viva deve comparecer à Igreja Batista de Aldeia, no km 10 ou ligar para (81) 3459-2777.